sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

SEO-SEARCH ENGINE OPTIMIZATION


Para o aparecimento do termo SEO existem três propostas:
A primeira em 1997, no livro Net results por Bob Heyman e Leland Harden, a segunda por Danny Sullivan, em Junho de 1997, onde surge o termo Search Engine Optimization, e por último, a mais concreta e mais antiga, da Multimédia Marketing Group(MMG), empresa online de John Audette, onde diz que o objectivo deste termo "SEO" é realizar métodos que façam com que um website consiga um posicionamento melhor nos resultados de busca em relação aos concorrentes.
O que significa SE?
Search engine é um motor de busca, que se utiliza para procurar conteúdos na web, como Google, sapo, Yahoo, etc.
O que significa SEO?
Em português Search engine optimization, significa optimização para motores de busa, que é um processo que tem como objectivo melhorar a quantidade e qualidade dos visitantes para um site através de resultados orgânicos. SEO faz parte do Search Engine Optimization que tem como preocupação posicionar os sites em resultados pagos. Neste sentido podemos invocar SEO como uma actividade do search marketing que atrai visitantes de forma “gratuita.”
Na minha opinião existe uma forte ligação entre o posicionamento do site e a quantidade de pessoas que o visitam, pois quanto melhor for o posicionamento do site, mais pessoas o visitam, aumentando assim o volume de tráfego.
O SEO tem como objectivo fundamental estruturar um site de forma a que este tenha um bom ranking nas pesquisas, mas de forma racional pois nem sempre o primeiro significa o melhor. É um trabalho a médio/longo que visa atrair através da confiança. Um bom posicionamento exige confinaça.
Algumas principais vantagens desta técnica são:
Custos reduzidos, a optimização através da SEO para melhorar a posição de um site não tem custos, gerando visitantes qualificados para o website.
Relevância, esta aumenta quando a sua publicidade vai ao encontro daquilo que os leitores procuram.
Visibilidade, não se consegue obter mais visibilidade que um motor de busca, o exemplo do Google que é o motor de busca mais utilizado no mundo.
Uma empresa que é um caso de sucesso da optimização é a a Wikipedia que em menos de 6 anos criou uma das maiores bases de dados de conhecimento do mundo e é hoje um fenómeno da internet.
Desvantagens:
O conteúdo é o foco do site, por isso nenhuma empresa pode garantir o posicionamento do seu site, é necessário abandonar a ideia de utilizar imagens, substituindo algo que pode ser escrito. Nem sempre os títulos são transparentes levando os visitantes a clicar um site errado, ou diferente da sua procura.

Fontes:
http://www.favvus-sbc.com/serv_dm_seo.html
http://www.dri.pt/pt/servicos/web_marketing/search_engine_marketing.html
http://www.searchmarketing.pt/SEO?Locale=pthttp://www.marketingdebusca.com/artigo/wikipedia-caso-sucesso-optimizacao/

Sem comentários: