domingo, 18 de janeiro de 2009

Marketing Guerrilha







O marketing guerrilha tem como ideia base a diferenciação a baixo custo, são estratégias pouco convencionais, altamente flexíveis e de grande impacto.
Esta técnica foi criada inicialmente para ajudar as pequenas empresas a terem o seu espaço no mercado, sem serem sufocadas pelas grandes marcas que na década de 80 ocupavam grande parte do mercado com acções de investimento elevado. Os autores do livro ”marketing guerra” Al Ries Jack Trout e Jay Conrad Levinson foram os principais fundadores desta técnica.
Jay Conrad Levinson defende que "a utilização das não medias fornece um amplo espaço para atingir o público-alvo de forma eficaz, a baixos custos."
Actualmente as empresas dão cada vez mais importância aos orçamentos e o Marketing Guerrilha é uma alternativa criativa com custos bastante atractivos. Através da imaginação esta técnica pode atingir um poder de mercado tão forte como o conquistado por acções de elevado investimento.
Para o director criativo da Torke Stunt, que trabalha a vertente de guerrilha dos canais fox e da Optimus, esta técnica ” È uma forma de envolver os consumidores com a marca, não através da imposição mas através da conquista” e acrescenta “É um conjunto de estratégias diferenciadas e inovadoras cujo objectivo é surpreender, pelo inesperado e pelo barulho, pela emoção, pela ousadia e pela agilidade e que, por isso mesmo, conquistam e seduzem os consumidores”
As vantagens do Marketing Guerrilha:
Custos reduzidos e menor risco associado, Permite ás marcas uma maior interacção com o consumidor e logo uma maior relevância da marca, Saturação do mercado vs maior disponibilidade para este tipo de comunicação, Transformar a comunicação tradicionalmente Vertical em comunicação Horizontal (consumer to consumer).No entanto, o Marketing Guerrilha não está ao alcance de todos, é necessário muita criatividade para colocar esta técnica em prática.
Outra vantagem é a possibilidade de detectarmos a reação do consumidor “in loco” e em tempo real.

Podemos ver o sucesso desta técnica em empresas como o Google que nunca investiu em publicidade tradicional, nem em tácticas convencionais.

Desvantagens
Risco da acção ser contrária aos objectivos e valores da marca, pois nunca se sabe se o impacto é negativo ou positivo; Menor possibilidade de controlar o número e o tipo de pessoas que terão contacto com a acção, A escolha de tácticas menos tradicionais coloca a marca mais desprotegida e sujeita a comentários.

Acção de Marketing Guerrilha

Fontes:

http://portal.anhembi.br/

http://www.meiosepublicidade.pt/

http://www.blogdeguerrilha.com.br/

www.youtube.com


Sem comentários: