terça-feira, 27 de janeiro de 2009

FEEL YOUR SENSATIONS

Marketing Olfactivo


O marketing olfactivo veio revolucionar as estratégias de marketing, o quinto sentido é considerado uma arma secreta do marketing, á qual muitas das maiores empresas internacionais já aderiram.
“Marketing Olfactivo é uma ferramenta de marketing que utiliza a aromatização de ambientes e de diferentes tipos de materiais para atrair através do olfacto o interesse do consumidor.” explica Ester Perez formada em Marketing e especializada em Marketing Olfactivo na Universidade Cândido Mende, acrescenta “Os clientes podem sofrer forte impacto pelos aromas, visto que quando inspiram, as moléculas afectam as frequências das ondas do hemisfério direito do cérebro, responsável pelas emoções.”

Esta técnica é ainda pouco conhecida em Portugal, no entanto a ideia de influenciar os clientes através de estímulos olfactivos tem milhares de anos, como por exemplo, no antigo Egipto, índia ou na babilónia.
Marketing olfactivo visa essencialmente a conquista e o aumento da simpatia pela marca, produto ou serviço, pois o objectivo é que o consumidor memorize o produto, ligando-o às sensações agradáveis produzidas pelo efeito do aroma.
A marca Sony é um exemplo de sucesso desta técnica, difundindo nas suas lojas uma agradável fragrância de baunilha, conquistando os seus clientes através do aroma.
Em Portugal a empresa superideias tem vindo apostar nesta técnica, propondo
realizações olfactivas em feiras, showrooms, exposições, inaugurações, apresentações, difusores decorativos para escritórios, lojas, visando o bem estar do cliente pela aromatização de ambientes.
"O marketing olfactivo é um fantástico recurso que visa criar empatia entre os nossos clientes e os seus consumidores, transformando ambientes em situações coerentes ao conceito do seu negócio” afirma Ana Peres, Directora comercial da Superideias.
A nível nacional o casino Estoril desenvolveu uma acção de marketing olfactivo, para atrair os visitantes” pelo nariz”, usando aromas diferentes, consoante os espaços em que o visitante se encontrava.
«A escolha dos aromas foi feita, essencialmente, pela busca das essências que melhor transmitissem a identidade da marca Casino Lisboa: Surpresa, Juventude, Ousadia, Animação e Singularidade», explicou Duarte Gonçalves da direcção de marketing da Estoril-Sol, grupo que gere o Casino Lisboa.

Uma das vantagens do marketing olfactivo é que através da aromatização, actua durante a decisão de compra, impulsionando o consumidor pelo desejo.
Outra vantagem é uma maior fidelização do cliente com o produto, causada pela memorização das sensações do aroma.
O bem estar do consumidor dentro de um ponto de venda, influenciado pela aromatização do ambiente, faz com que este permaneça mais tempo dentro da loja, podendo efectuar um maior número de compras.
No entanto todas estas sensações são demasiado alargadas não podendo agradar todos os clientes, pois nem todos gostam da mesma sensação, ou da mesma fragrância. Deste modo esta técnica poderá causar algum desconforto, fazendo com que haja um distanciamento do cliente com a marca/produto.

Entrevista da empresa superideias á Sic



Fontes:
http://dn.sapo.pt/2006/11/29/economia/seduzir_consumidores_marketing_olfac.html
http://www.superideias.pt/index.php?cat=1&item=123
www.youtube.com

1 comentário:

Unknown disse...

Achei o Blog muito interessante sobretudo para quem não tenha a oportunidade de se actualizar em termos académicos por motivos de gestão de tempo essencialmente... O conteúdo do blog permite uma constante actualização pois descreve de forma muito prática novas técnicas usadas em termos de marketing, algumas delas por sinal bastante inovadoras. Por outro lado julgo que algumas das práticas descritas poderão ser muitos úteis na minha função de responsável de exportação dado que mesmo numa óptica comercial de contacto directo com o cliente algumas das abordagens podem efectivamente ser utilizadas...

Excelente trabalho!

Gustavo Pereira da Silva