terça-feira, 27 de janeiro de 2009

BUZZ MARKETING




Buzz! Buzz! Buzz!
Ah! Ah! Ah!
Tal como a música entra nos nossos ouvidos e nos dá a conhecer uma canção, também o Buzz Markting faz com que uma mensagem entre nos nossos ouvidos para dar a conhecer uma marca…

Deixo-vos esta música para apreciarem esta técnica ao som de Feist….



“O Buzz é a nova poderosa ferramenta de Marketing.Eficiente e económico, o Buzz marketing é o instrumento que “espalha” a mensagem através de “passa palavra”,explica o autor Mark Hughes.
A divulgação de um produto, marca, ou serviço depende cada vez mais da empresa e da sua capacidade de captar o consumidor através da originalidade, pois os mercados estão cada vez mais competitivos e existe pouca diferenciação entre os produtos. O Buzz Marketing é uma das inovações que tenha vindo a crescer, criando uma alternativa para muitas empresas, de forma a enfrentar situações que pareciam perdidas.

O Buzz Marketing surgiu como alternativa ao marketing convencional , inicialmente o objectivo era fugir dos elevados custos das campanhas tradicionais mas ao mesmo tempo atingir um publico de qualidade. O Buzz marketing atingiu maior importância nos últimos anos porque as taxas de retenção de clientes, têm vindo a diminuir. As pessoas acreditam cada vez menos nas grandes empresas globalizadas e nas suas campanhas publicitárias, a divulgação de uma mensagem atravês de “passa a palavra” é fundamental para o sucesso de uma inovação.Neste sentido é importante para as empresas abordar os multiplicadores que possuem grande influência nas respectivas redes sociais.

Na minha opinião o Buzz Marketing é uma estratégia que se baseia essencialmente em repassar uma mensagem, dando as pessoas um motivo para falar, divulgando desta forma uma marca, produto, ou serviço. O objectivo é gerar rápida notoriedade dentro de um segmento sem investir elevadas quantias de dinheiro em publicidade em massa.

Buzz marketing e marketing viral têm o mesmo conceito, que é rapidamente distribuído pela internet, mas o buzz marketing tem a vantagem de ser difundido por meio físico ou digital.
As vantagens desta tecnica passam pela rapidez, pela eficácia de transmitir uma mensagem, atingindo um elevado número de pessoas.
Baixos custos é outra vantagem desta técnica pois não necessita de elevados investimentos nas suas campanhas.
Muitas empresas,como a Nike, a Puma são alguns exemplo de sucesso que recorrem ao Buzz Marketing nas suas campanhas.

No entanto esta técnica pode ter um impacto negativo e a facilidade com que a mensagem se reproduz pode trazer desvantagens, criando uma imagem negativa da marca,pois não foi ao encontro das expectativas do cliente.

vejamos este video de Buzz Marketing...algo engraçado!!!


Fontes:

http://www.precos.com.pt/economia-c3368/buzzmarketing-p32073036.htm
http://www.administradores.com.br/livros/buzz_marketing_sua_marca_na_boca_do_cliente/277/
http://timefaap.zip.net/
www.youtube.com

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