quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Punk Marketing



Richard Laermer e Mark Simmons, autores do livro” Punk Marketing”, defininem este conceito como ”uma atitude de rebelião contra o tradicional; uma nova forma de Marketing que rejeita o status quo e reconhece o deslocamento do poder das empresas para os consumidores.”
Inspirada no movimento “punk” esta técnica quebra com a tradição actual, que segundo os autores representa “esse grito de revolta que anuncia uma maneira diferente de se fazer as coisas”, defendem que existe uma revolução em marcha onde os consumidores detêm o poder, e tal como o movimento punk revolucionou a musica na década de 70, também o marketing necessita de um “grito de revolta”contra o convencional.
No livro ”Punk Marketing”, os autores apresentam um manifesto para o marketing baseado em 15 itens bastante importantes e fundamentais para a aplicação desta técnica, que passo a citar:

1-“se não arriscar morre”
2-“desafie as regras da indústria”
3-“não tente agradar a todos”
4-“não ceda aos clientes”
5-“não seja controlador”
6-“nunca perca a honestidade”
7-“crie inimigos”
8-“deixe que os consumidores descubram a qualidade da sua marca”
9-“pense à frente dos rivais”
10-“não se deixe iludir pela tecnologia”
11-mantenha-se fiel às suas vantagens competitivas”
12-“comunique com simplicidade”
13-“aposte na qualidade, em detrimento da quantidade”
14-“use novas ferramentas de marketing” (por exemplo, os blogues ou os social networking sites)
15-“interrogue-se constantemente”

No fundo estes itens explicam-nos que a cominicação deve ser feita com simplicidade, devemos apostar sempre na qualidade, em deterimento da qualidade, temos que usar novas ferramentas de marketing, como por exemplo, os blogues, networking sites como o myspace, you tube e por fim devemos interrogar constantemente sem recear a mudança.

Na minha opinião o Punk Marketing tem como objectivo chocar, mas de uma forma diferente, rompendo tudo que é tradicional e convencional, estabelecendo elos de ligação emocionais com o consumidor.

Esta técnica apresenta vantagens, pelo facto de fazer as coisas de uma forma diferente. A inovação é claramente uma forte vantagem competitiva, mas não podemos esquecer que a criatividade também está bastante presente. Devido a sua originalidade e a forma como choca esta técnica provoca curiosidade e interesse por parte dos consumidores.

Desvantagens:
O facto de arriscar e de querer chocar com as suas campanhas, pode levar a algo que não era esperado, havendo reacções negativas por parte dos consumidores, pois adquiram um produto que não esta de acordo com as expectativas criadas inicialmente. O risco nesta técnica deve ser equilibrado, caso contrario pode ter um efeito devastador.

Um exemplo de sucesso desta técnica é a Benetton, que através de campanhas publicitárias utilizam imagens multirraciais que exprimem os valores da marca italiana, passando a mensagem de uma marca multi-cultural. A utilização de modelos africanos e asiáticos no mundo da moda foi uma verdadeira revolução, que chocou pela inovação que era para a época.
Vejamos este video da Benetton...






Fontes:
http://imagensdemarca.sapo.pt/opinioes/detalhes.php?id=699
www.p
unkmarketing.com
www.benetton.com
www.youtube.com

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