Actualmente o consumidor está cada vez mais exigente, obrigando as marcas a criar novas sensações, de forma a oferecer ao consumidor experiências únicas. Como explica António Quina do guia de experiências A Vida é Bela “A tendência é cada vez mais as marcas oferecerem aos seus clientes experiências e sensações, em detrimento de produtos racionais, compreendendo que as pessoas estão cada vez mais sofisticadas e exigentes; e acrescenta que ao viver as experiências, “o consumidor passa a actor, tornando-se parte integrante do desenvolvimento e da construção da marca, enquanto indivíduo com preferências e necessidades específicas” Numa visão pessoal penso que o objectivo do Experience marketing é fornecer experiências únicas e positivas que fiquem gravadas na memória do cliente, gerando sentimentos de identificação com a marca, fazendo com que esta se diferencie e se posicione das outras na mente do consumidor. Através de experiências a marca consegue uma aproximação mais forte e duradoura com o cliente, pois o grau de envolvimento é muito mais elevado. Bernd Schmitt , o guru do Experience marketing explica que cada vez mais, as pessoas estão dispostas a pagar para experimentar sensações e não simplesmente adquirir produtos ou serviços. De acordo com Ana Beirão, da One to One “se a experiência for positiva, o cliente vai lembrar-se mais facilmente dela do que de um qualquer objecto/brinde que tenha recebido da marca» As principais vantagens desta técnica passam essencialmente pela forma profunda de envolver o cliente através das experiências, fortalecendo a relação do cliente com a marca e criando factores de diferenciação da marca em relação aos seus concorrentes. Uma experiência positiva ficará para sempre na memória do cliente.
Exemplo de sucesso desta técnica é o iPod da Apple, uma experiência focada no usuário que considera o quanto as pessoas podem ter emoções por produtos tecnológicos que pensam.
Vejamos o melhor da vida...com experiências únicas!!!
No entanto existem também desvantagens, pois tal como uma experiência positiva, também existem experiências negativas e nesse caso a imagem da marca permanecerá negativa na mente do cliente. Como afirma Ana Beirão “A experiência fica «gravada» no coração - para o bem e para o mal...” Nesse sentido Bernd Schmitt, considera que é fundamental que as empresas se foquem na experiência após a compra pois é nesta fase que o cliente decide se vai ser fiel à marca.
Vi o teu blog e achei super interessante, meus parabéns!!! Tb tou a começar um "bloguezito" na maravilhosa área da comunicação, chama-se CADEIA DE VALOR. O endereço é: http://cadeiadevalor.wordpress.com
Podíamos nos ajudar mutuamente e linkar os nossos endereços, que achas??? Eu colocaria o teu nos meus links e vice-versa... Acho que uma mão lava a outra não achas??? :)))
Sou estudante do penúltimo ano do curso de Ciências da Comunicação (especializado no marketing e publicidade) no ISMAI. Se quiser trocar uma ideia, te passo o meu MSN que é o mesmo do email: magofe73@gmail.com
Bom, fico a espera de uma resposta tua... Mais uma vez parabéns pelo teu blog!!!
1 comentário:
Olá Joana,
Vi o teu blog e achei super interessante, meus parabéns!!! Tb tou a começar um "bloguezito" na maravilhosa área da comunicação, chama-se CADEIA DE VALOR. O endereço é: http://cadeiadevalor.wordpress.com
Podíamos nos ajudar mutuamente e linkar os nossos endereços, que achas??? Eu colocaria o teu nos meus links e vice-versa... Acho que uma mão lava a outra não achas??? :)))
Sou estudante do penúltimo ano do curso de Ciências da Comunicação (especializado no marketing e publicidade) no ISMAI. Se quiser trocar uma ideia, te passo o meu MSN que é o mesmo do email: magofe73@gmail.com
Bom, fico a espera de uma resposta tua... Mais uma vez parabéns pelo teu blog!!!
Abraços
Marcelo Fernandes
http://cadeiadevalor.wordpress.com
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