Saul Bekin autor do livro ”fundamentos de marketing” e fundador do termo “Endomarketing” explica que “ Endo” provem do grego e significa acção interior ou “movimento para dentro.” O autor define três itens da seguinte maneira: Definição de Endomarketing: ” acções de marketing para o público interno – funcionários – das empresas e organizações” Conceito de Endomarketing: “é o processo cujo foco é sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar, a estrutura de marketing da empresa ou organização que visa ação para mercado” Objectivo de Endomarketing:” é facilitar e realizar trocas construindo relacionamentos com o publico interno, compartilhando os objectivos da empresa ou organização, harmonizando e fortalecendo essas ligações.” Kottler define esta técnica de uma forma clara e muito objectiva: "tarefa bem sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis que desejam atender bem aos consumidores". Tal como os 4 P´s, Vinicius Carvalho de Carvalho propôs um novo modelo que assenta em quatro elementos fundamentais que se relacionam entre si: A Empresa, O trabalho, A Comunicação e o Ambiente. Com base nestes conceitos, percebemos que o marketing interno ou Endomarketing está relacionado com: comunicação, motivação dos funcionários, ferramentas de marketing, comprometimento, valores, e satisfação do consumidor.O principal objectivo desta técnica tem como base fortalecer as relações internas de uma empresa ou organização com a função de implementar a noção de cliente e fornecedor interno, ou seja conseguir com que todos os colaboradores tenham uma visão compartilhada do negócio da empresa, de forma a melhor a qualidade de vida no trabalho e aumentar a produtividade pessoal. Numa visão pessoal o Endomarketing é a forma como as organizações conseguem fortalecer as relações entre a empresa e os seus colaboradores, fazendo-os acreditar que todos os valores (culturais, sociais e comportamentais) devem estar centrados num só, de forma a criar um ambiente de trabalho mais agradável e consequentemente mais produtivo. O endomarketing torna-se uma técnica importante e necessária no mundo do marketing actual. É essencial educar e preparar a mentalidade das pessoas, que na maioria das vezes não têm noção da educação, cultura ou satisfação pessoal, vivem apenas preocupadas com problemas financeiros. No entanto este é um processo bastante complicado, pois nem sempre é fácil explicar que esta é uma tarefa que traz benefícios para todos. No entanto esta técnica tem vantagens e desvantagens, nomeadamente:
Uma das grandes vantagens desta técnica é a estratégia de incentivar e estimular os seus funcionários, pois um funcionário feliz aumenta a sua produtividade em qualidade e quantidade, fazendo com que a empresa aumenta os seus proveitos. Alguns exemplos de sucesso do endomarketing são empresas com a Microsoft, Google, Fiat, que fortalecem as relações com os seus colaboradores, criando um bom ambiente interno, aumentando assim a sua produção.
Endomarketing...viagem ao longe!!
No entanto todas estas acções de incentivo, motivação e fortalecimento relacional entre a empresa e os seus colaboradores, podem trazer dissabores, pois poderá cair nas mãos de colaboradores que não entenderam a mensagem e dessa forma prejudicarem toda a acção elaborada pela empresa.
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