Buzz! Buzz! Buzz! Ah! Ah! Ah! Tal como a música entra nos nossos ouvidos e nos dá a conhecer uma canção, também o Buzz Markting faz com que uma mensagem entre nos nossos ouvidos para dar a conhecer uma marca…
Deixo-vos esta música para apreciarem esta técnica ao som de Feist….
“O Buzz é a nova poderosa ferramenta de Marketing.Eficiente e económico, o Buzz marketing é o instrumento que “espalha” a mensagem através de “passa palavra”,explica o autor Mark Hughes. A divulgação de um produto, marca, ou serviço depende cada vez mais da empresa e da sua capacidade de captar o consumidor através da originalidade, pois os mercados estão cada vez mais competitivos e existe pouca diferenciação entre os produtos. O Buzz Marketing é uma das inovações que tenha vindo a crescer, criando uma alternativa para muitas empresas, de forma a enfrentar situações que pareciam perdidas.
O Buzz Marketing surgiu como alternativa ao marketing convencional , inicialmente o objectivo era fugir dos elevados custos das campanhas tradicionais mas ao mesmo tempo atingir um publico de qualidade. O Buzz marketing atingiu maior importância nos últimos anos porque as taxas de retenção de clientes, têm vindo a diminuir. As pessoas acreditam cada vez menos nas grandes empresas globalizadas e nas suas campanhas publicitárias, a divulgação de uma mensagem atravês de “passa a palavra” é fundamental para o sucesso de uma inovação.Neste sentido é importante para as empresas abordar os multiplicadores que possuem grande influência nas respectivas redes sociais.
Na minha opinião o Buzz Marketing é uma estratégia que se baseia essencialmente em repassar uma mensagem, dando as pessoas um motivo para falar, divulgando desta forma uma marca, produto, ou serviço. O objectivo é gerar rápida notoriedade dentro de um segmento sem investir elevadas quantias de dinheiro em publicidade em massa.
Buzz marketing e marketing viral têm o mesmo conceito, que é rapidamente distribuído pela internet, mas o buzz marketing tem a vantagem de ser difundido por meio físico ou digital. As vantagens desta tecnica passam pela rapidez, pela eficácia de transmitir uma mensagem, atingindo um elevado número de pessoas. Baixos custos é outra vantagem desta técnica pois não necessita de elevados investimentos nas suas campanhas. Muitas empresas,como a Nike, a Puma são alguns exemplo de sucesso que recorrem ao Buzz Marketing nas suas campanhas.
No entanto esta técnica pode ter um impacto negativo e a facilidade com que a mensagem se reproduz pode trazer desvantagens, criando uma imagem negativa da marca,pois não foi ao encontro das expectativas do cliente.
vejamos este video de Buzz Marketing...algo engraçado!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário